É uma rocha capaz de produzir exatamente os mesmos subprodutos do petróleo. Por isso foi diversas vezes apontado como o combustível do futuro, já que suas reservas aproveitáveis no mundo todo podem ser maiores que as do próprio petróleo.
Positivamente:
- Pode ser aproveitado como fonte de matéria-prima para as indústrias de alumínio, cerâmicas, cimento, vidros, adesivos, elastômeros, fibrase fios, folhas e couros, blocos, vernizes e tintas, tensoativos,corantes, além de ser utilizado na preparação de medicamentos.
- ** Asfaltamento de ruas - entre as vantagens estão: a melhoria da aparência das vias, a facilidade de acesso, a rápida absorção e o baixo custo.
- Agricultura: o mineral possui propriedades que ajudam na fertilização do solo.
**
Negativamente:
- Tem um aproveitamento pequeno (inclusive o brasileiro, com aproveitamento entre 7% e 11% , sendo o resto resíduo rochoso sem utilização).
- Gera poluição, já que possui 2% a 3% de sulfeto de ferro, produto que pode provocar a chamada "chuva ácida", causadora de danos à agricultura.
- Sua produção também exige a reposição de terra fértil na área degradada e a utilização de enormes reservatórios de água, onde é depositado o resíduo da rocha. Isso porque o espelho de água evita que o vento espalhe os restos do material, que depois de processado fica com uma granulagem muito fina.
Fontes:
para k serve
ResponderExcluirEle pode ser um substituto do Petróleo, uma vez que possui grandes reservas. Além de tornar países outrora dependentes da importação energética, autossuficientes, como será o caso dos EU, entretanto existem pontos negativos, como: extração cara, trabalhosa e poluente, além do fato de causar pouco retorno aos que extraem o Xisto.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir